Telemedicina: o que é e como funciona?

telemedicina-o-que-e-como-funciona

Telemedicina: o que é e como funciona?

A tecnologia vem transformando nosso cotidiano. Na área médica, podemos afirmar que a telemedicina se tornou uma grande aliada, trazendo benefícios tanto para os médicos como para os pacientes que cada vez mais procuram essa alternativa de atendimento. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, entre 2020 e 2021 cerca de 7,5 milhões de consultas foram realizadas por telemedicina, nas mais diversas especialidades.

A consulta por telemedicina refere-se ao atendimento médico à distância, que se popularizou em razão da pandemia da COVID-19, mas que se consolidou como uma alternativa viável e segura para levar atendimento especializado nas regiões mais remotas do País.

A consulta on line deve ser feita por meio de plataformas de telemedicina seguras, a fim de garantir que as informações a respeito do paciente sejam protegidas, e pode ser utilizada para um primeiro atendimento, para acompanhar um tratamento, de supervisão ou até mesmo de urgência.

Usamos o termo Teledermatologia para se referir à telemedicina aplicada à dermatologia. A consulta por telemedicina é um atendimento como se fosse presencial. A diferença é que o canal é digital, o que normalmente não interfere no diagnóstico do especialista que por chamada de vídeo tem condição de, na grande maioria dos casos, avaliar o problema e prescrever o tratamento mais adequado de maneira rápida e segura. Isso porque boa parte dos casos atendidos nos consultórios dermatológicos tratam das doenças de pele mais comuns como acne, psoríase, dermatites, melasma e queimaduras solares. Portanto, mesmo que a você não esteja em sua casa ou cidade e até mesmo estando em viagem de férias, é possível obter ajuda para tratar desses problemas que costumam se manifestar ou piorar principalmente na época do verão.

 

Telemedicina: quais benefícios

Podemos listar como principais benefícios da telemedicina :

. Agilidade no atendimento: permite que os pacientes possam ser atendidos a partir de suas próprias casas, o que é especialmente importante para pacientes com limitações de mobilidade ou moradores em áreas remotas e sem acesso a dermatologistas. Nesse sentido, pode-se dizer que a telemedicina agiliza a assistência, uma vez que o médico não precisará esperar o paciente chegar para, então, atendê-lo.

Como toda a interação é online, acaba que a consulta, por vezes, se torna mais rápida. A vantagem para o médico é que existe a possibilidade de ampliar o número de consultas diárias ou, então, atender seus pacientes em horários alternativos, como por exemplo, aos finais de semana.

. Redução de custos: o paciente tem a oportunidade de reduzir os seus custos com a consulta por telemedicina , uma vez que não precisará gastar com gasolina e nem transporte público para chegar ao consultório. Isso se dá, principalmente, nos casos em que o paciente mora em uma cidade diferente de onde o consultório se localiza ou mesmo em regiões mais distantes.

Do ponto de vista do profissional, a telemedicina também ajuda na redução de custos, pois não é necessário contar com muitos materiais e espaço para atender seus pacientes. Além disso, o médico pode realizar a consulta de onde estiver, basta ter acesso à internet.

. Conveniência: As consultas podem ser agendadas facilmente e realizadas em horários convenientes para os pacientes, inclusive aos finais de semana e à noite.

. Melhoria da eficiência: As consultas por telemedicina podem ser realizadas rapidamente e de forma eficiente, sem ficar aguardando por horas em salas de espera.

Democratização do acesso à saúde: a facilidade do acesso ao atendimento proporcionada pelas consultas à distância permitem que mais pessoas possam ter acesso a saúde e cuidados com a pele.

Na área da saúde é muito comum que pacientes indiquem os profissionais para seus amigos e familiares e, como o atendimento não impõe limites de distância, é possível ampliar os atendimentos a um maior número de pessoas.

Segurança dos dados: uma das preocupações em relação às consultas por telemedicina é a segurança dos dados do paciente. Nesse momento, você precisa contar com uma plataforma que ofereça um serviço de criptografia de ponta a ponta na conexão do vídeo. Dessa forma, somente pessoas que têm acesso à sala virtual podem ter ciência do conteúdo da consulta.

Importante ressaltar que, de acordo com a Lei 13.989/20, em seu artigo 5º, “a prestação de serviço de telemedicina seguirá os padrões normativos e éticos usuais do atendimento presencial, inclusive em relação à contraprestação financeira pelo serviço prestado”. Isso quer dizer que, embora feito de maneira remota, o atendimento médico particular online pode ser cobrado normalmente.

Apesar de estar se tornando uma tendência mundial, é preciso deixar claro que nem todos os casos a telemedicina será capaz de resolver. Existem situações em que a consulta presencial é imprescindível, como por exemplo, na realização de biópsia para avaliar uma lesão de pele ou fazer um mapeamento de pintas. Nesses casos, a consulta online pode ser utilizada como auxiliar na tarefa de acompanhar o tratamento.

“A consulta online ajuda o paciente a cuidar da saúde de sua pele. Somente um especialista tem condições de avaliar e indicar o melhor tratamento” ressalta Dra. Fabiane Bergonse, dermatologista e fundadora da DermatoVirtual, Hub digital de saúde e cuidados com a pele.

Comments are closed.