Principais doenças

Nossos médicos especialistas estão habilitados para diagnosticar e indicar tratamento para doenças de pele, unhas e cabelos. Algumas doenças mais comuns que são tratadas pela DermatoVirtual

Uma doença de pele muito comum é a acne ou popularmente conhecida como espinha. A acne é decorrente da obstrução dos poros em resposta à inflamação das glândulas sebáceas, que acabam produzindo sebo. Esse sebo acaba funcionando como alimento para as bactérias, Propionibacterium acnes, que acabam causando a acne.
A rosácea pode ser confundida com doenças de pele causadas pelo sol, deixando o rosto avermelhado e com lesões que podem evoluir para acne, inchaço e ressecamento. A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica e acomete, principalmente, mulheres adultas.
Doença crônica e autoimune que inflama a pele. Essa doença está associada a múltiplas comorbidades e faz com que as células da derme se multipliquem e se acumulem na superfície. O resultado são manchas grossas e escamosas, como se fossem placas. Elas se desenvolvem principalmente nos joelhos, palmas da mão, pés, cotovelo e couro cabeludo.
São infecções causadas por fungos que atingem pele, unhas e cabelos. As micoses de pele mais comuns são as tineas, candidíase e a pitiríase versicolor. Tineas: manchas avermelhadas de superfície descamativa, com bordas bem definidas, podendo ter pequenas bolhas ou crostas. Principal sintoma é a coceira. Candidíase: pode se manifestar de várias formas, como placas esbranquiçadas na mucosa oral, fissura no canto da boca, placas vermelhas e fissuras localizadas nas áreas de dobras naturais ou envolver região genital provocando coceira, manchas vermelhas e secreção vaginal esbranquiçada. Ptiríase versicolor: micose superficial muito comum entre jovens, de evolução crônica e recorrente. Pessoas de pele mais oleosas são mais propensas a ter esse tipo de micose.
A dermatite ou eczema é uma condição comum que é causada por diversos motivos. Essa condição pode ser dividida em dermatite de contato e atópica. Os sintomas podem ser coceira, vermelhidão, inchaço, ressecamento e rachaduras na pele.  A dermatite de contato acontece quando alguma parte da pele é exposta a algum componente que gera a irritação. No caso da dermatite atópica, a doença é definida como crônica e causa erupções, principalmente, nas dobras, como cotovelo e joelhos e que causam coceira.
É o tipo mais comum de câncer de pele. Aparece geralmente em áreas expostas que receberam muita exposição solar, como a cabeça, pescoço ou membros, porém pode aparecer em qualquer parte do corpo. Os CBCs podem se parecer com machucados que sangram facilmente, não cicatrizam, apresentam uma crosta, possui vasos sanguíneos visíveis dentro ou ao redor dele. Embora raro, o CBC pode doer ou coçar.
É uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas acastanhadas que começam a aparecer principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e/ou lábio superior. Podem surgir também nos braços, colo e pescoço. Afeta mais mulheres do que homens. Não tem uma causa definida, podendo estar associada a gravidez, anticoncepcionais e principalmente à exposição solar.
Uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. Se manifesta com manchas brancas na pele com uma distribuição característica.
Infecção viral comum, para a qual 99% da população adulta já adquiriu imunidade na infância e na adolescência, tendo infecção subclínica (assintomática) ou um único episódio, obtendo resistência ao vírus para toda a vida. Apresenta infecção nos lábios e dentro da boca (especialmente na infância) enquanto o herpevírus 2, em geral, determina lesões nos genitais e pode ser adquirido por via sexual, porém não exclusivamente dessa forma.
Chamada popularmente de cobreiro, é causado pelo Varicella Zóster vírus (VZV) ou herpesvírus humano tipo 3, o mesmo que causa a varicela. Várias condições estão associadas ao aparecimento do Herpes Zóster, como baixa imunidade, câncer, trauma local, cirurgias da coluna e sinusite frontal. Os idosos mostram uma diminuição da imunidade ao vírus, o que explica sua maior ocorrência. A dor é o sintoma mais importante no Herpes Zóster. Ela costuma preceder o aparecimento das lesões, que consistem em vesículas dispostas em trajeto linear, acometendo frequentemente o tronco, a face ou os membros.